Farol De Xenon

11/08/2011 19:32

Contran proibiu a instalação de faróis de gás xenônio.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis a base de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. Essa alteração era permitida mediante autorização do Detran e deveria constar no documento do veículo (CSV), com a aprovação do Inmetro.

O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar. Ou seja, quem já tem, passou a possuir uma jóia em mãos.

Nosso pronunciamento em relação? Para nós isso é regredir. Se a tecnologia avança para benefeciar a todos, inclusive os faróis, que são uma segurança durante a noite, isso não deveria ser proibido. Se no ponto de visto governamental há irregularidades na utilização, o certo seria frisar ainda mais a regularização, e se necessário, novas exigência fossem impostas, mas sempre visando a segurança.

Só nos resta torcer para que não lembrem da suspensão...

 

Retirado de STR´ Maringá

Contato

Preparados Maringá™ Maringá - Paraná https://www.facebook.com/preparadosmaringa
Instagram - @preparadosmaringa
Twitter - @preparadosmga
Whatsapp - (44) 98405-2691
preparadosmaringa@gmail.com