Ar quente do carro pode causar sérios danos ao motor

02/07/2011 14:33

 O sistema de aquecimento do veículo deve proporcionar um clima confortável aos passageiros em dias frios e ainda serve para desembaçar o para-brisa em dias de chuva. Problemas neste equipamento, além de impedir tais comodidades, podem causar danos sérios ao veículo.



Sistema de arrefecimento
Nos veículos com motores resfriados por meio líquido, o sistema de aquecimento da cabine de passageiros é feita através do calor dissipado pelo motor que está retido no líquido de arrefecimento. Este líquido circula pelo motor capturando o calor, dissipando-o, e retornando ao motor para evitar um superaquecimento.

Ligação do ar quente com o arrefecimento
O aparelho de ar-quente é responsável pela captação de uma parte desse calor do motor e de levá-lo até o interior do carro. Por isso que o aparelho de ar quente é diretamente ligado ao sistema de arrefecimento do motor, mesmo que ele esteja conectado ao sistema de ar-condicionado. 

Radiador do motor
Além da existência do radiador do motor que faz parte do sistema de arrefecimento do veículo, o aparelho de ar quente também possui um radiador próprio. 

O radiador do motor é o componente que esfria o líquido de arrefecimento (a água que circula pelo motor). Geralmente fica localizado na parte frontal do veículo para receber o melhor fluxo de ar que vem do exterior e resfriar o líquido de arrefecimento que mantém a temperatura do motor correta. 

Radiador do aparelho de ar quente
Já o radiador do aparelho de ar quente é menor e fica localizado atrás do painel do veículo. Ele também recebe o líquido do arrefecimento do motor. 

A grosso modo, o aparelho de ar quente leva uma parte do ar frio que vem de fora do carro (através de dutos) até o líquido de arrefecimento que está passando pelo seu radiador (também através de dutos) retirando-lhe parte do calor. Ao final esse ar que agora está quente é lançado no interior do veículo.

Motor superaquecido por causa do ar quente
O sistema de ar quente pode apresentar diversos defeitos que prejudicam ou o fazem parar. O mais grave deles acontece quando há dutos furados, fazendo vazar a água do arrefecimento (resfriamento do motor). Dois sinais de vazamento são quando a água do reservatório do radiador do motor seca rapidamente e quando o motor esquenta além do normal. 

O que muita gente não sabe é que, neste caso, o problema não está no radiador do motor ou no sistema de arrefecimento do veículo, mas sim no sistema (ou aparelho) de ar quente. A necessidade de conserto é imediata, para que se evite o superaquecimento do motor e os consequentes danos no comando de vávulas e no cabeçote. 

Manutenção
A manutenção do sistema de ar quente é quase a mesma do sistema de arrefecimento do motor. Veja as dicas:
- Observe sempre o reservatório de água do radiador. Veja sempre com o motor frio, se o nível da água está abaixo na marca inferior.
- Se o reservatório estiver abaixo complete com uma mistura de água e fluído de arrefecimento indicado pelo fabricante do carro. Isso protege mais os componentes dos sistemas e evita furos.
- Se o motor estiver quente, tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório. Abra aos poucos, por causa da pressão do vapor quente da água que pode queimar sua mão.
- Utilize o ar quente com certa frequência. Se você nuca usa, ligue o sistema pelo menos uma vez por semana. A falta de utilização pode danificar suas peças.
- Limpe os dutos de ventilação pelo menos uma vez ao ano. Essa limpeza, além de eliminar fungos e bactérias, retiram outras partículas que podem obstruir o radiador do ar quente.

Contato

Preparados Maringá™ Maringá - Paraná https://www.facebook.com/preparadosmaringa
Instagram - @preparadosmaringa
Twitter - @preparadosmga
Whatsapp - (44) 98405-2691
preparadosmaringa@gmail.com