Pneus calibrados reduzem o consumo de combustível!

02/07/2011 14:28

 Rodar com os pneus calibrados corretamente propicia ao motorista economia de combustível e redução de poluentes emitidos pelo veículo no meio ambiente. 


Calibragem correta garante mais segurança
Calibrar de forma incorreta ou, simplesmente, deixar de calibrar a cada 15 dias pode afetar a segurança do veículo, que perde estabilidade e desgasta mais facilmente os pneus. 

Elevação de consumo 
A elevação de consumo de combustível provocada pela má calibragem ocorre porque aumenta a resistência à rodagem do veículo, desgastando também o conjunto mecânico. 

Outra conseqüência de rodar com pneus abaixo da pressão de ar necessária é o aumento na freqüência de flexões dos flancos, que consume mais energia mecânica, obrigando o motorista a acelerar mais o veículo, elevando as rotações por minuto - RPM - do motor e emitindo maior quantidade de monóxido de carbono - CO -, contribuindo de forma negativa para a poluição do ar.

O bom desempenho das funções do carro depende da correta calibragem, pois só assim ele pode suportar a carga e a velocidade máxima que consta em seu projeto. O veículo que circula com a calibragem inferior a 20% consome aproximadamente 2% a mais de combustível. No Brasil isso significaria consumo de 4 milhões de litros diários, caso a frota brasileira de 21 milhões de carros, segundo o Sindipeças, rodasse com esta defasagem nos pneus. Para saber a calibragem correta do seu veículo basta consultar o manual do proprietário.